O tal mito da mãe perfeita, por Anne Pires

Foto: www.fotografopedroaugusto.blogspot.com
 
Publicado no Blog Mamíferas
por: Anne Pires

Li recentemente um trecho de uma reportagem de uma revista aí no qual uma filósofa fala que a mãe perfeita é um mito. Eu me esforço e muito. Pra tudo. Sou perfeccionista e gosto que as coisas saiam da melhor forma possível. Da forma certa, coerente e sim, próxima da perfeição. Ou simplesmente perfeita.

Quando me descobri grávida, larguei vícios, vontades e desejos pra proteger o serzindo ali se formando. Busquei apoio e foi aí que eu descobri o mundo do parto natural e humanizado. Não preciso dizer aqui os benefícios do parto natural, nem fazer comparações. E escolhi que a minha filha nasceria no dia que ela quisesse, através de um parto digno, com profissionais humanos. 

Essa escolha era perfeita. Escolhi uma doula querida, que me deu apoio, me fortaleceu o tempo todo. Ela foi perfeita. Escolhi uma médica que me respeitou e me tratou como única. Ela foi perfeita. Escolhi estar ao lado da minha família, pra compartilhar esse momento perfeito com gente que eu amo por perto. Escolhi curtir o trabalho de parto, cada dor, cada contração e estar feliz por deixar a natureza do meu corpo trabalhar, perfeito como ele é. E eu tive um parto perfeito. Pra mim, pra minha filha, para os olhos da minha mãe e do meu marido, emocionados me vendo parir. Que momento perfeito, meu Deus!

Quando eu acho que não podia ser mais perfeito, minha querida obstetra coloca a minha princesa recém chegada no meu colo, que mama em mim como se já tivesse feito aquilo. E de novo percebemos a perfeição da natureza. E a perfeição do contato, do amor, do nascer de uma mãe e uma filha. Marido chora, fala com voz fina. Que perfeito é ter um filho seu, meu amor. Mãe chora, filma, faz fotos. Que perfeito é te ter aqui, mãe, vendo sua neta nascer. Que honra filha, obrigada. Mãozinhas perfeitas, olhar atento, mamando perfeitamente. E agora, te dou meu mundo minha pequena, te dou o melhor de mim.
Quando escolhi amamentá-la por 6 meses exclusivos, ouvi que não podia ser perfeita. Mas eu fui. Mariana mamou leitinho da mamãe e só ele por até mais tempo que isso. O leite materno é perfeito e não pode ser substituído se eu o tenho.
Quando escolhi que amamentaria minha filha mesmo voltando ao trabalho, mesmo se ela começasse a andar ou “virasse uma criança”, eu ouvi que não podia ser perfeita. Mas eu fui. Que perfeito é amamentar, que hora perfeita, um vínculo se fortalecendo e um corpo nutrindo o outro.

Quando escolhi mudar toda a minha alimentação e oferecer alimentos saudáveis pra minha filha, eu ouvi que não podia ser perfeita. Mas eu fui.
Dizem por aí que mãe que trabalha deixa a desejar. Quando eu volto pra casa no final da tarde, depois de um longo dia de trabalho, eu cuido para que as horas que restam do dia em que passo com minha filha sejam perfeitas. Programo nosso final de semana para que ele seja perfeito.

E quando dizem que mãe perfeita é mito, eu digo então que conheço mitos em carne e osso. E pra mim existe sim a mãe perfeita. Eu falo com toda certeza que fiz escolhas perfeitas e que sim, sou a melhor mãe que posso ser, perfeita pra minha filha.
/

0 comentários:

Postar um comentário