Constelações Sistêmicas: O mergulho profundo na alma

 O Dr. João Félix participou de um módulo sobre Constelações Sistêmicas, exatamente o que versava sobre saúde. Se encantou pela temática, pelos mestres e colegas. Vai levar esse "novo" modo de enxergar doenças e pessoas para seu cotidiano profissional. Leia o depoimento humano e sensível do ginecologista obstetra, acompanhado de fotos que demonstram tudo.


 “Sobrevivi. Fui lançado de paraquedas em um mar de extrema profundidade, sem escafandro. Mergulhei  nas profundezas da natureza humana. Foram quatro dias imerso na natureza humana, em um nível de profundidade que desconhecia. Ouvir cada relato, presenciar cada constelação me abriu os olhos para a percepção do universo que cada um de nós representamos. A percepção de nós mesmos e dos outros lindamente conduzida pela Gianeh Borges.

 


Emergi com visão renovada, sensibilidade exacerbada para o lado mais belo do ser humano. “Todos nós somos bons, todos temos algo de bom em nosso interior”, disse o nosso guru Renato Bertate,  um ser iluminado, sensível, perspicaz e profundo.

 
Ficou bem clara a força do Amor do Renato, é impressionante o poder e a força que esse sentimento pode operar no ser humano. Logo na chegada a sensação de acolhimento na primeira dinâmica, simples e profunda, de olhar nos olhos e dizer que estava ali, era a senha para o pouso e desconexão com o mundo lá fora.  A sensação de que estava realmente conectando com um campo, um grupo, as pessoas. Ali começou a sensação de que realmente aquele curso seria diferente.


No primeiro grupo que tomamos parte, no início do curso,  duas bruxinhas já previram: “você não vai ficar só nesse módulo, vai querer participar de todos.” A receptividade e o acolhimento me fizeram sentir em casa para participar, falar, ouvir, opinar, perguntar, é como se fosse membro do grupo há longa data. Uma atitude inusitada minha, que quebrou meu padrão de comportamento de me fechar diante de situações e pessoas desconhecidas e novas, só me abrindo após adquirir confiança. Realmente ali tudo foi diferente.

 
E depois  vieram mais atividades e mais conexões, com  as pessoas, com o lado humano, com o passado, sempre lembrando dos nossos entes queridos que contribuíram para nos trazer até aqui. Mais emoções, reconhecimentos, valorizações, pelas suas vidas, suas lutas e superações. Gratidão por todos eles que de alguma forma estão aqui, presentes em mim. Nesse universo que flutua, nessa  via láctea chamada vida.





Enfim chegou o mestre Renato Bertate, o guru que  conduziria a partir do segundo dia as atividades, com enorme tranquilidade,  paz,  simplicidade,  respeito,  carinho com cada participante, com cada fala, com cada pergunta. Ele é perito na conexão com a fonte de sabedoria e a tradução de cada dúvida para nosso nível de compreensão. 



Traduzindo a beleza do ser humano que habita em cada um de nós, a sensibilidade de perceber cada um escondido na  carcaça e  armaduras que criamos para nos esconder, nos proteger, sobreviver, desnudando o belo que  há em nós.







A força do Amor que opera em cada um, as mais incríveis e inimagináveis reações, atitudes, comportamentos, sacrifícios, compaixão, desmerecimento, expiação.  E o sistêmico externando tudo isso. A doença como manifestação do corpo pedindo socorro para esse conflito, chamando a atenção. 



Para quem tem o olhar,  enxergar, alertar, ajudar, socorrer, o mergulho na alma, no mais profundo nível da natureza humana, a fonte da beleza, do amor, dos sentimentos, carências, sofrimentos, expiações. Assim somos nós, seres humanos!

A certeza é uma: sou muito mais demasiadamente humano após fazer o  módulo saúde e a visão sistêmica do Curso de Extensão do instituto OCA. A mais pura gratidão à idealizadora Gianeh Borges e a todos os novos amigos sistêmicos"!





Com fotos do Pedro Ivo e Creuza Medeiros

2 comentários:

  1. Todos ganhamos, acredito que vossa participação ajudou a aprofundar ainda mais o tema da saúde. Grato.

    ResponderExcluir
  2. Uma alegria tê-lo conhecido, Fabio. Até o próximo encontro.

    ResponderExcluir