Volta ao trabalho: planejar o aleitamento materno facilita



fonte: http://www.cuiabakids.com.br/

Cada vez mais as mulheres conquistam o mercado de trabalho e adiam a gravidez por causa de suas carreiras. E mesmo quando decidem que já é hora do bebê chegar, as dúvidas de qual é a melhor forma de conciliar o trabalho com a amamentação são inevitáveis. Afinal a amamentação é uma das etapas mais importantes para o desenvolvimento do bebê e também para mãe, além de constituir um importante momento de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
Segundo a médica pediatra,Coach Perinatal e Consultora Internacional de Amamentação – IBLCE/USA Luciana Herrero, o ideal é que a mãe consiga amamentar a criança até os seis meses de idade. Este é o objetivo da representante comercial Sabrina Vanzo Beleza. Aos 35 anos ela está grávida de seis meses de sua primeira filha e pretende conciliar o trabalho com a amamentação. "Quero muito que a minha filha continue se alimentando com leite materno mesmo quando eu voltar a trabalhar. Acho importante pra ela e pra mim também", diz. Sabrina afirma ainda que irá, além de tirar o leite e deixar para alimentar a pequena Gabriela, sair pelo menos uma vez ao dia do trabalho para amamentar pessoalmente.
Alimentar o bebê com leite materno beneficia a criança em diversos aspectos como, por exemplo, colabora com a formação do sistema imunológico, previne alergias, obesidade, intolerância ao glúten, entre outros. Para a mãe o ato de amamentar reduz a incidência de câncer de mama, ajuda a perder os quilos extras adquiridos na gravidez, reduz a incidência de diabetes pós-gestacional e protege a mulher contra a osteoporose.
"O ideal é que essas futuras mamães tenham ainda durante a gestação uma preparação completa e buscar conhecimento que favoreça o sucesso da amamentação tais como a preparação da mama desde a gestação", diz a dra. Luciana. A especialista afirma que aprender a posição correta que o bebê e a mamãe devem ficar durante a amamentação e as formas de estimular a produção de leite são essenciais para que o processo seja prazeroso para ambos.
Ela também explica que problemas como "empedramento" do leite, bico do seio rachado e recusa do bebê podem ser evitados facilmente com orientação correta. "A mãe e a família devem buscar orientação para que todos se envolvam no processo de amamentação para garantir a saúde do bebê e da própria mãe. Toda mulher produz leite mas essa produção deve ser estimulada corretamente para que se mantenha", explica Dra. Luciana Herrero.
De acordo com a especialista, a mãe que não pode, ou não conseguiu por alguma dificuldade amamentar pode buscar alternativas para garantir que bebê se sinta acolhido e amado. "O leite materno pode ser congelado e posteriormente aquecido em banho-maria sem perder as suas propriedades", explica. Assim, o leite materno pode ser oferecido ao bebê na ausência da mãe, por quem está cuidando do bebê.


0 comentários:

Postar um comentário