Acalentando seu bebê



Publicado em http://gaamebauru.blogspot.com

Muitos povos têm o costume de carregar seus bebês a maior parte do tempo. Hoje, muitas mulheres usam, por exemplo, o sling, que é um carregador de bebês de 0 a 2 anos ou mais. É uma faixa larga e comprida de tecido ajustada com duas argolas que forma uma espécie de rede onde ficará o bebê. Próximo ao corpo da mãe, ele poderá mamar, dormir e passear. Os relatos são de que estes bebês são mais tranqüilos, dormem melhor, mamam por mais de um ano e adoecem menos.

Outra forma de acalmar o bebê é usar um balde, ao invés da banheira, para banhá-lo ou apenas refresca-lo. Usa-se água abaixo da metade do balde, o suficiente apenas para que ao colocar o bebê, sua cabeça fique fora da água. É muito importante prestar bastante atenção para que seu rosto fique acima do nível da água, apoiado pelas mãos de quem o segura. Ele deve ser colocado devagar para não se assustar. Percebe-se então, que o bebê vai se acalmando e alguns chegam a dormir. Este “banho” reproduz a sensação do ambiente uterino, o que faz o bebê relaxar.

Outro recurso para acalmar os bebês e ajuda-los a se desenvolver com saúde, é uma massagem chamada Shantala. A Shantala é uma série de movimentos feitos no corpo do bebê, com suavidade, firmeza e ritmo. É recomendada para bebês acima de um mês de vida. É um encontro entre mãe-bebê, fortalecendo o vínculo entre eles e deixando o bebê mais feliz. Leboyer, médico que conheceu e trouxe da Índia para o ocidente esta técnica de massagem, dizia: “Sim, os bebês tem necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho. Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados.”

 Cientistas como Ainsworth, declaram que “o calor humano, a sensibilidade e o carinho não geram dependência, e sim, liberam e proporcionam autonomia à criança”. Condições necessárias para que sentindo-se confiante, a criança siga em frente em sua descoberta do mundo, da vida!

Referências:
“Becominy Attached” – Mary Ainsworth e John Bowbby
 “A Arte e a Prática da Massagem em Bebês – Peter Walker
 “Da Pediatria à Psicanálise” – Donald Winnicolt

0 comentários:

Postar um comentário