Até quanto tempo esperar para ficar grávida é normal?


                                                        Foto: etsy
Rafaela nasceu, trouxe vida e luz e alegria para o casal de amigos meus, conta Guilhermina. Então fiquei louca por ter um filho. Sonhava acordada, pensando como seria seu rostinho. Então eu e meu marido conversamos e decidimos ter um filho. Aí pintou a dúvida: Até quanto tempo esperar para ficar grávida é normal? Será que sou estéril?  Minha resposta é: “Guilhermina, se você está tendo ciclos normais e percebe sua ovulação,  vai ficar grávida logo.
Segundo a literatura médica, 60 a 80% das mulheres ficam grávidas até sexto meses após a interrupção do anticoncepcional. Portanto, se você não ficou nos primeiros meses,  ainda é normal. Pesquisas mostraram que 90% dos casais que conseguiram uma gravidez foi no primeiro ano. Poucos casais vão necessitar de investigação.
Os casais que não conseguiram  a gestação nos primeiros meses ainda podem  aguardar pelo menos completar o primeiro ano da parada do anticoncepcional para iniciar os exames médicos para investigar a provável causa. Por definição médica, esterilidade conjugal é caracterizada quando após dois anos de relações sexuais sem nenhuma proteção a mulher não ficou grávida ou não levou a gestação até o final.  Portanto,  você Guilhermina,  ainda não poderá ser considerada estéril, até que se transcorra esse tempo.

0 comentários:

Postar um comentário