Ele faz birra e não quer comer?




 
O que pouca gente sabe é que a ausência de fome é comum e até esperada entre os baixinhos de 1 a 5 anos de idade. “É claro que os pais devem ficar atentos e procurar um especialista se o filho ‘pular’ frequentemente as refeições e ficar apático, com déficit de crescimento ou problemas de saúde. Agora, se o pequeno estiver bem disposto e ativo, não há por que se preocupar se ele recusar uma ou outra refeição”, tranquiliza a nutricionista Lara Natacci, da Nutrivitta Assessoria Nutricional, em São Paulo.

Outra coisa a observar: por trás da falta de apetite pode estar uma agitação (daí os especialistas recomendarem acalmar o filho uma hora antes do almoço), belisquetes entre as refeições, uma forma de chamar a atenção dos pais ou uma doença. “Às vezes, a própria diminuição natural do crescimento, que acontece perto dos dois anos, pode interferir na fome, já que há menor necessidade de energia”, completa a nutricionista Elaine Pádua, do Ambulatório de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Regra número 1 : quando o filho faz cara feia na hora das refeições, não force nem castigue. “Isso só vai deixá-lo ressentido e minar o prazer dele em se alimentar”. 
Regra número 2 : nunca ofereça a sobremesa como recompensa. “Assim, a criança vai entender que precisa comer ‘aquela refeição horrível’ para ganhar um alimento maravilhoso, geralmente um doce gorduroso”.

Estas estratégias funcionam!
- Ofereça alimentos coloridos e de forma atraente.
- Corte a carne, a fruta e o queijo em tirinhas para que a criança coma com a mão.
- A aceitação de legumes e vegetais é melhor se forem levemente cozidos.
- Use pratos, copos e talheres próprios para crianças.
- Propicie um ambiente tranquilo na hora da comida, sem tevê ligada ou qualquer distração.
- Fixe horários para as refeições.
- Incentive seu filho a escolher os alimentos na feira, explique para que servem e peça ajuda no preparo.

0 comentários:

Postar um comentário