Cinco atitudes contra a ansiedade

                                              foto: mismoos.co.za


Aline Dini

 Se você fica tensa, com as mãos suadas e o coração acelerado só de pensar em convidar alguém para sair ou em fazer uma apresentação no trabalho, é sinal de que a ansiedade te pegou. “Essas alterações no ritmo do organismo são uma resposta fisiológica normal a pensamentos e situações estressantes, causada por um complexo mecanismo químico no corpo e que pode afetar quase todos os órgãos”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi, autora do livro Autocontrole: Nova maneira de gerenciar o estresse (Editora Best Seller). Ou seja, na dose certa, o sentimento avisa e prepara a pessoa sobre algo que pode vir a acontecer, deixando-a mais atenta e estimulada. “Mas a ansiedade também pode ser um problema quando ela limita a capacidade de lidar com uma situação ou quando as reações fisiológicas, como palpitação, insônia e sudorese, se tornam críticas”, resume Ana Maria Rossi.
Abaixo a ansiedade!
Estas cinco atitudes podem ajudá-la a aliviar o problema em três semanas – caso isso não aconteça, procure um especialista:

1. Escreva um diário
Listar e, depois de um tempo, reler as anotações sobre o que a afligiu ajuda a perceber o quanto você exagerou nas reclamações.
2. Afaste o pensamento negativo
“Elimine da sua mente tudo o que gera tensão, como ‘tenho que dar conta de tudo’ ou ‘não posso errar nunca’. Lembre-se de que é preciso dividir tarefas e que errar é inevitável”, diz a psicóloga Andreia Calçada, especialista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
3. Ouça uma música tranquila
Os sons da natureza, por exemplo, desaceleram os batimentos cardíacos e reduzem a pressão arterial.
4. Faça atividade física
Caminhada, corrida ou natação ajudam a clarear os pensamentos e tiram o foco da preocupação.
5. Mantenha-se ocupada
“Vale se matricular numa aula de dança ou de artesanato, ter um hobby ou fazer trabalho voluntário”, conta a psicóloga Marlei Romero, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário