Dr. João Félix: dicas fundamentais para o final da gestação


“Quanta ansiedade!  Quanta angústia!  Quanto medo...
As emoções à flor da pele. ..
A vontade de ver o rostinho do seu bebê.

Tudo isso  tirando seu sono. O quartinho já está pronto, o bercinho armado, as roupinhas passadas, a malinha do bebê feita. Tudo cuidadosamente preparado, na espera desse serzinho desejado, amado, desde o ventre cuidado. Um desconhecido tão íntimo. Desde já companheiro de noites mal dormidas, de monólogos recitados, de cantigas cantaroladas, de carícias executadas nesse ventre amado. 

Helenice Stela, dois partos normais em menos de três anos

Já sinto medo de  perdê-lo, de algo dar errado.

Meu Deus,  quanta angústia. O que  faço? Rezo para Nossa Senhora do Bom Parto?

É aí que entra a tranquilidade de um companheiro de vida conjugal parceiro, que te apoia e ampara. Que está junto  a cada momento. A companhia serena, tranquila e solidária com tudo isso que está acontecendo.  Um amigo para  todas as horas. Que está ligado em você, no seu  bebê, no seu momento sublime, verdadeiro milagre da vida (E se não houver esse companheiro, vai saber quem é a pessoa mais próxima para dar esse apoio fundamental).

Tamirys está no compasso de espera

Mas quando começa o parto? Quando buscar ajuda? Quando buscar orientação?

Ah, seu médico(a),  aquela figura tão familiar nos nove meses. Que te atendeu, orientou, pediu exames, lhe acompanhou por essa jornada, busque nele as respostas para quase tudo que está sentindo, angustiando , temendo. Ele é sua referência.

A tranquilidade pós nascimento

Pergunte. Pergunte sempre. Faça sua lista. Leve todas suas dúvidas, seus temores e inseguranças. Não  trafegue por essa via angustiante sozinha, você tem companhia, parceiros dessa jornada, guias que lhe indicarão o caminho.

Quatro coisas mais importantes podemos dizer:

Preste atenção no seu corpo. Ele fala,  sinaliza, pede socorro. Se sintonize contigo.  Ele vai mandar sinais, ouça as mensagens, sinta os sinais de mudanças:

1- Que o tampão mucoso do canal do parto pode  sair. O processo está iniciando. Os movimentos fetais começando a ficarem mais restritos, fruto do aconchegamento do feto se posicionando para o nascimento. As contrações de treinamento começando a ficar mais frequentes, mais incomodativas e duradouras. Se começar a sentir contrações em número de duas ou mais vezes em 10 minutos, deve procurar avaliação médica.

2- A bolsa de líquido amniótico pode romper. Vai sentir a vagina mais úmida e a roupa íntima molhada. Troque e observe. Se continuar molhando é sinal que rompeu realmente.  Noutras vezes pode acontecer de jorrar mais abundantemente e molhar tudo: a roupa, o assento, a cama. Procure avaliar imediatamente.

3- Sangue. Esse é alerta vermelho, mesmo que seja escuro. Mesmo que em pequena quantidade, não espere. Avalie rapidamente. Veja se o bebê está bem. Principalmente se associar dores muito intensas, contrações vigorosas e persistentes, sem relaxamento uterino após as contrações.

4- Se não aconteceu nada disso e você não sente os movimentos que sempre sentia, avalie se o bebê está bem. Principalmente se você já está com  40 semanas de gestação ou mais, pode ser o sinal de que seu bebê não está passando bem.

Seu médico saberá te avaliar e que exames pedir e a conduta médica mais adequada adotar.
  

Só lhe resta confiar, seguir as recomendações, ter pensamento positivo e  torcer para tudo dar certo e aguardar o milagre da vida acontecer. Você dará a luz e verá a beleza do amor se manifestar na pessoa desse ser  belo, puro e amado: seu bebê! Que depois de longos e eternos nove meses, está ali, no seu colo, tão íntimo e próximo, desejando seu peito, seu carinho, seu contato”!

Este é o meu filho mais velho, quatro dias após o nascimento, sorrindo para a vida. Foi muito esperado. Hoje Pedro Augusto tem 16 anos

0 comentários:

Postar um comentário