Dr João Félix tira dúvidas de gestantes em curso da Unimed Cuiabá

 



O obstetra  Dr. João Félix Dias foi  convidado para falar no curso para gestantes da Unimed Cuiabá nesta quarta, 18 de agosto. O auditório da Unimed estava lotado de mães de primeira viagem, especialmente. Só mães de gêmeos eram quatro.  Todas informações repassadas foram recebidas com extremo zelo pelas gestantes, em sua maioria no terceiro trimestre de gestação.




O obstetra explicou detalhadamente sobre como ocorre  a gravidez e seu desenvolvimento mês a mês, com destaque para os cuidados gerais. Um dos assuntos mais perguntados foi, naturalmente, sobre o parto. O Dr. João Félix resumiu em uma frase sobre qual seria melhor a opção entre cesárea ou normal: “Não há fórmula perfeita para todas. É preciso conversar muito com o médico que acompanha a gestação, trocar ideias com grupos de gestantes, ficar bem informada”, sugeriu.



Sobre os exames solicitados na gravidez, o obstetra ressaltou que o ideal é fazer a maioria deles três vezes durante a gestação, destacando a importância extra para investigação da sífilis e aids. Dr. João Félix respondeu a muitas perguntas, entre elas sobre a evolução do parto normal de antigamente para como é feito hoje. Ele lembrou que antes a parturiente precisava ficar deitada, o que era muito desconfortável, hoje são estimulados agachamentos e posições onde ela fica mais sentada, o que é favorável para o parto. Além do mais as camas são mais largas e há um lugar para a grávida sentar durante o trabalho de parto.

“A frieza hospitalar foi quebrada. Não é mais permitida a obrigatoriedade de fazer lavagem intestinal e raspagem da grávida, a não ser que ela aceite os procedimentos”.


O obstetra ainda falou sobre a importância do apoio psicológico para a grávida, segundo ele, um dos pontos mais fundamentais no período da gestação.


0 comentários:

Postar um comentário