Filhos: celebrar somente as conquistas que demandam esforço



Esse lindo bebê é filhote da Iriz Hirooka, do qual tive o prazer de fazer o parto


Texto publicado em www.tempodemulher.com.br


Dormir sozinho pela primeira vez no quarto, ir ao banheiro sem a ajuda de adultos ou ainda guardar os próprios brinquedos evitando aquela bagunça são algumas das primeiras conquistas das crianças que pais e mães devem celebrar. Isso porque significa que os pequenos estão conquistando noções de autonomia, independência e responsabilidade que vão servir para toda a vida.
No entanto, a pedagoga Liamara Montagner Salamani, ressalta que os pais devem ter como princípio celebrar apenas as conquistas que demandaram um esforço da criança para serem atingidas. Caso contrário, explica ela, comportamentos e atitudes naturais (e esperadas) para cada faixa etária receberão um valor desproporcional e inadequado.
"Tal fato será um perigo porque as crianças pequenas estão coletando as informações que o meio lhe fornece, se constituindo como sujeitos. Ser premiado por algo que é rotineiro passa a mensagem de que ela fez algo que superou as expectativas, o que pode não ser verdade", avalia Liamara, que é coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Américo, de São Paulo.

Dormir uma noite sozinha no próprio quarto

Liamara Montagner: "Os pais devem mostrar que a casa é um lugar seguro e que eles estão prontos para ajudar a criança se for necessário. Além disso, reforce que cada um tem seu lugar para dormir. E caso seu filho esteja passando por um momento de maior insegurança, os pais podem ficar com a criança no próprio quarto dela mostrando que entendem seu temor, mas que não há motivo para o pequeno ir até a cama deles. Diga ao seu filho que, no momento em que ele adormecer, o pai e a mãe voltarão para o quarto deles. Mesmo parecendo algo bastante trabalhoso e rude, a mensagem que passarão é que eles estão ali para apoiar a criança, mas não estarão sujeitos a todas as demandas dela. Nessa fase de constituição de sujeito, acreditar em si mesmo é importante para todos os momentos em que estarão sem os pais".

0 comentários:

Postar um comentário