Papo de Obstetra conclui: A força interior é vital para combater o medo


Uma tarde envolvente, sensível, repleta de ricas informações, num clima intimista. Assim foi  a quarta edição do Papo de Obstetra, realizada neste sábado, 23 de julho, no Espaço Magnólia, em Cuiabá. O tema da vez foi “Gravidez: medo de quê”?





A iniciativa pioneira na área da Obstetrícia em Cuiabá foi pensada pelo Dr. João Félix Dias, ginecologista obstetra, formado pela UFMT, com doutorado pela USP. Com mais de 20 anos de atuação no mercado cuiabano, o médico sentiu a necessidade de oferecer algo a mais para as pacientes, indo além do tempo cronometrado do consultório.

O objetivo é fortalecer as grávidas ou futuras mamães para a jornalda biológica e psicológica da maternidade. Como parcerias fixas o Papo de Obstetra conta com o profissionalismo da psicóloga Renata Terruggi e da pediatra Débora Dal Ponte.
A cada dia o Papo de Obstetra se consolida como um momento ímpar para as participantes. Confira o relato do próprio Dr. João Félix sobre a quarta edição do evento:





“Ontem tivemos o prazer de viver uma tarde fantástica na companhia da psicóloga  Renata Terruggi  e da pediatra Débora Dal Ponte.
Foram lembrados tantos... 
Mas ninguém saiu com medo!

Falei sobre os temores  e as possibilidades evolutivas da gestação nos três trimestres.

A pediatra  Débora Dal Ponte usou de toda sua riqueza de vivências em mais de 20 anos de profissão para estimular as mães a falarem entre si de seus medos. Ela também alertou que o medo pode até ser salutar quando funciona como alerta, mas quando passa a ser patológico,  precisa de tratamento.

A psicóloga Renata Terruggi  falou dos aspectos psicológicos envolvidos, do processo evolutivo da gestação, o relacionando ao próprio processo evolutivo humano.  Ela destacou que esse ser social sobreviveu a toda sorte de intempéries, mudanças climáticas e demais dificuldades  adaptativas  graças ao espírito solidário,  comunitário, colaborativo e  agregacionista.

Outro ponto que me envolveu muito foi  a  belíssima reflexão e uma dinâmica da psicóloga Renata conduzindo  todos para o seu "EU", enfatizando a beleza do ser humano com toda a sua perfeição e sua capacidade de autocontrole”.

A sensibilidade de sentir esse ser interior que todos nós temos e de se conhecer é a chave para superação dos medos e inseguranças.

Terminei falando da importância do equilíbrio entre as dualidades segurança e  insegurança. A busca pelo autocontrole, a superação dos medos e assim a  curtição dessa coisa  fantástica que é a geração e a gestação uma nova vida”.






O Papo de Obstetra foi finalizado com a leitura da psicóloga Renata, um dos trechos foi assim: " ...Estou totalmente aberto e receptivo a abundante corrente de prosperidade que o universo oferece.
Opto por aquilo que me beneficia.
Perdoo e libero por completo o passado. Perdoo a todos e libero completamente o passado. Estou disposto a liberar-me e curar-me.
Sou filho amado do universo..."  - Ritual quântico de cura - Fonte: Jorge Soles - Uxmal, Yucatán- México. 14/06/2016































Com toda essa corrente positiva não há medo que vingue. Que venha o próximo Papo de Obstetra!
Saiba todas novidades sobre o Papo de Obstetra pela página Dr. João Félix Dias – Ginecologia Obstetrícia no facebook.









Texto: Creuza Medeiros
Fotos: Pedro Ivo



0 comentários:

Postar um comentário