Como aumentar as chances de engravidar


Por Malanny Serejo - todaperfeita.com.br

O sonho de muitas mulheres é engravidar, mas, por determinados fatores, elas não estão conseguindo realizar esse desejo. Um estudo divulgado pela American Society for Reproductive Medicine mostra que a probabilidade de engravidar aumenta nos dias anteriores à ovulação, considerado o 14º dia do ciclo.

Esse mesmo estudo também mostra que mulheres que têm relações sexuais diárias ou a cada dois dias nos dias que antecedem a menstruação tem uma probabilidade maior de engravidar do que se tiverem apenas uma relação na época fértil. A observação do muco cervical na data da ovulação pode, também, aumentar as chances de gravidez. Onde, o muco claro e cristalino na época da ovulação é um bom sinal de fertilidade.
Acompanhe as dicas abaixo, dadas por ginecologistas, de como aumentar suas chances de engravidar:

- Para engravidar, O ideal é ter relações sexuais o mais próximo possível do momento da ovulação, ou seja, quando o óvulo é liberado pelo ovário. Os espermatozóides conseguem sobreviver dentro do corpo da mulher por alguns dias, mas o óvulo só dura entre 12 e 24 horas. Como é difícil saber o momento exato da ovulação e para aumentar as chances de a concepção acontecer, o melhor é fazer sexo um ou dois dias antes da ovulação. Contudo, não precisa restringir o sexo para apenas um ou dois dias antes da data prevista para a ovulação. Estudos já mostraram que a mulher pode ficar grávida se tiver relações sexuais vários dias antes da ovulação.

- Especialistas em fertilidade recomendam que o casal faça sexo a cada dois ou três dias durante o ciclo inteiro, em vez de concentrar os esforços na época em que a ovulação deveria acontecer.

- Quem está tentando engravidar deve ficar atenta aos sinais de que a ovulação se aproxima. Eles podem começar a aparecer cerca de três semanas antes da data prevista para sua próxima menstruação, e são os seguintes: •Aumento da secreção vaginal, que assume uma textura parecida com a de clara de ovo, mais transparente e viscosa, à medida que a ovulação se aproxima; aumento do desejo sexual;Pontadas ou desconforto de um dos lados do baixo ventre, que podem piorar quando você se senta.

- Para ter exata certeza de que você está ovulando, existem também nas farmácias testes parecidos com os de gravidez, feitos com a urina, que detectam a elevação do hormônio da ovulação (LH). Também há técnicas de monitoramento da temperatura do corpo, antes de levantar da cama, de manhã – a chamada temperatura basal -, para perceber o leve aumento que indica que a ovulação está ocorrendo.

- Para mulheres que tem ciclos menstruais irregulares, e desejam engravidar logo, grande parte dos especialistas recomendam manter uma vida sexual ativa, com relações de duas a três vezes por semana, é o meio mais eficaz de aumentar as chances de engravidar. Mas, se após alguns meses não estiver tendo sucesso, especialmente se você tiver 35 anos ou mais, o indicado é conversar com o seu médico ginecologista, que vai detectar o problema e indicar o tratamento adequado para o seu caso.
 

0 comentários:

Postar um comentário